//
2016
maio
13

11º Festival de Natação estimula ação motora com exercícios

O curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do projeto Espaço Com-Vivências, realizou no dia 12 de maio, no Ginásio II, a 11ª Edição do Festival de Natação, com o objetivo de promover a socialização e a integração entre os estudantes do curso, participantes do projeto e familiares.

A atividade organizada pelos estudantes da disciplina de Fundamentos Didático-Pedagógicos do Jogo, Educação Física Adaptada e Metodologia da Natação, reuniu cerca de 70 crianças da rede pública de ensino do DF, entre autistas, deficientes físicos, intelectuais e múltiplos, que participam do projeto, em uma manhã cheia de brincadeiras e muito exercício físico para estimular a ação motora.

O coordenador do projeto Espaço Com-Vivências, Prof. Elvio Marcos Boato, explicou que o festival acontece desde 2011. “Todo semestre este evento tem por objetivo integrar a comunidade acadêmica com a comunidade externa numa atividade de extensão”.

“Essa é uma atividade que alia muito bem a questão da inclusão, pesquisa e ensino. Eu mesmo fiz uma pesquisa de como adaptar algumas brincadeiras que já existem para atender às necessidades das crianças que participam do projeto”, afirma Pedro Henrique, 5º semestre de Educação Física.

Além de trabalhar a questão social, a atividade também promove para os estudantes da Católica de Brasília a oportunidade de já na graduação os futuros profissionais trabalharem com um público que requer mais atenção e cuidado. “Como o mercado de trabalho nos proporciona um leque muito extenso nós trabalhamos com diversos tipos de público. Acaba sendo experiência fantástica para a minha formação que contará com um diferencial”, salienta o estudante.

Laudiceia Tavares, mãe da Letícia Tavares, de 9 anos de idade, portadora da Síndrome de Down, destacou a importância do projeto na vida de sua filha: “Desde quando a Letícia começou a participar do projeto que ela vêm mostrando uma evolução constante. Até na escola, os professores têm elogiado e mostrado o quão ela está mais sociável, mais independente, mais participativa nas atividades da escola. Tem sido uma transformação diária na vida dela. Sou muita grata pelo projeto por estar proporcionando uma melhora na qualidade de vida da minha filha e de muitas outras crianças”.


Publicado por Tiago Mendes
Skip to content