Livro sobre Brasília é lançado na UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Pedagogia, em parceria com o Instituto do Patrimônio Cultural do Brasil (Iphan), realizou no dia 26 de novembro, o lançamento do livro “Gabriel em Brasília, a cidade com asas”. O evento ainda contou com a apresentação dos estudantes que fazem parte do projeto “Olhares sobre Brasília”, que desenvolveram jogos educativos ligados à educação patrimonial.

A autora do livro, Elisa Lionel, explica que o livro destaca Brasília não só como plano piloto e sim, como a capital do Brasil. “Muitas pessoas passam diariamente por monumentos da cidade e não fazem ideia da história desses lugares. Meu objetivo é mudar o olhar dessas pessoas e, principalmente, despertar nos jovens esse olhar ainda cedo. Para que eles possam crescer, sabendo e identificando a história da sua cidade”.

A obra destina-se ao público infanto-juvenil, professores e educadores que desenvolvem projetos de Educação Patrimonial sobre o tema. Com uma linguagem jovial, a publicação conta a história de um menino que viaja para Brasília, onde conhece e desvenda as peculiaridades da cidade. A obra tem ainda uma linha do tempo, que leva o leitor a momentos chave da história da cidade e seus patrimônios tombados, além de ressaltar os principais personagens da memória de Brasília, como os Candangos, Roberto Burle Max, Athos Bulcão, Maria Martin e Di Cavalcanti.

Educação Patrimonial

O evento ainda foi palco para a apresentação de jogos lúdicos criados pelos estudantes que fazem parte do projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, “Olhares Sobre Brasília”, em parceria com o curso de Pedagogia.

Para João Augusto Guedes, estudante do 5º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, participar desse projeto é muito gratificante. “Trabalhar com o patrimônio da capital do país, levando esse conhecimento de forma lúdica é uma experiência diferente, que colabora com o nosso desenvolvimento e das crianças que terão a oportunidade de receber esse material”.

Parceria

A coordenadora do projeto “Olhares Sobre Brasília” e professora do curso de Arquetetura, Yara Regina, ressalta que essa parceria entre a Católica e o Iphan trará muitos frutos para as instituições e para a sociedade. “Nosso objetivo de interagir a Arquitetura com a Pedagogia, através do apoio do Iphan, é desenvolver uma incubadora de objetos lúdicos, que possam ser utilizados na Pedagogia de Educação Patrimonial. É muito importante que os jovens cresçam cientes do passado da cidade que vive”.

O Superintendente do Iphan, Carlos Madson Reis, ressaltou que exercitar a educação patrimonial é fundamental para a formação da cidadania. “Esse trabalho é muito mais do que informar historicamente, é contribuir no processo de formação cidadã do brasileiro na nossa sociedade”.

Sobre a autora

Elisa Leonel é historiadora, pós-graduada pelo IHEAL/Université de Paris III. Trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e atuou em projetos de Educação Patrimonial de referências para a instituição. Hoje, aposentada, vive na França, onde escreve livros sobre Patrimônio Cultural do Brasil e da França.

Publicado por Tiago Mendes