//
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Núcleo de Formação Geral (NFG), promove desde o dia 19 setembro o ciclo de seminários “A Sociedade Contemporânea e suas Complexidades”, nos auditórios dos blocos K e M. As palestras, que vão até o dia 10 de novembro, têm o objetivo de preparar e conscientizar os formandos da UCB sobre a importância de realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2015. O ciclo de seminários contará com nove palestras direcionadas aos estudantes dos últimos semestres que receberão certificados com horas complementares.
No dia 21 de setembro, às 10h, no auditório do bloco M, a temática “Ética e democracia: exercício da cidadania” foi abordada pelo professor da UCB, Prof. Daniel Seidel, mestre em Ciência Política e pós-graduado em psicodrama educacional. O palestrante, que atua em projetos ligados a mediação de conflitos do Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude e da UCB, debateu diversas questões de provas com os estudantes. “São três as palavras geradoras: esgotamento, criminalização e aquecimento global. É necessário fazer uma reflexão sobre o esgotamento do modelo de democracia que vivemos hoje. As manifestações de junho de 2013 já demonstraram isso e a crise se agravou com as doações de empresas para campanhas eleitorais”, falou.
O professor Daniel Seidel acredita que é importante equilibrar a ética e a cidadania. “Diante do aquecimento global e da capacidade da natureza de se renovar, falei também sobre a encíclica papal ‘Laudato Si’ com a ideia da ecologia integral”. Para ele, hoje, os cidadãos têm influência e capacidade de mobilização. “Vivemos numa sociedade de redes e de auto formação de massa com a plataforma das redes sociais. As grandes mídias são um poder que influenciam a opinião pública, mas, ao mesmo tempo, qualquer cidadão consegue fazer um processo de convocação tendo causas legítimas e presença nas redes. Assim, as pessoas podem se esconder atrás de perfis fakes e propagar todo tipo de intolerância, violência e ódio.
Segundo a professora do Núcleo de Formação Geral (NFG), Elizabeth Aiko Oda, o seminário colabora com a formação geral dos estudantes de diversos cursos da Universidade. “A avaliação do Enade é realizada no início e no final da graduação. No entanto, verificamos que apesar da maioria achar os temas gerais fáceis, grande parte dos estudantes encontra dificuldade nas provas do Exame. As palestras serão ministradas por professores de Introdução à Educação Superior, Ética e Antropologia”, destacou.
Ciclo de seminários
19/09 (sábado) | Bloco M
8h30 às 10h – Prof. Vicente Sérgio Brasil Fernandes (Políticas públicas e a qualidade de vida do cidadão)
10h30 às 12h – Prof. Bilmar Angelis de Almeida Ferreira (Tecnologias de informação e comunicação)
21/09 (segunda-feira) | Bloco M | 10h às 12h – Prof. MSc. Daniel Seidel (Ética e democracia: exercício da cidadania)
2/10 (sexta-feira) | Bloco M | 19h30 às 21h – Prof. MSc. José Eduardo Pires Campos Junior (Ciência, tecnologia e sociedade)
9/10 (sexta-feira) | Bloco K | 10h às 12h – Prof. MSc. Creomar Lima Carvalho de Souza (Globalização e política internacionalização)
19/10 (segunda-feira) | Bloco K | 19h30 às 21h – Luismar Ribeiro (O campo e cidade como lugar de produção e reprodução de vida)
20/10 (terça-feira) | Bloco M
10h às 12h – Profa. MSc. Marili Quadros Berbet Freire (Universidade e multiculturalismo – uma questão de Direitos Humanos)
19h30 às 21h – Prof. MSc. Luiz Claudio Batista de Oliveira (Arte e cultura no século XX)
21/10 (quarta-feira) | Bloco K
10h às 12h – Prof. Dr. Giorgio de Antoni (Globalização na grande transição)
19h30 às 21h – Profa. MsC. Vanildes Gonçalves dos Santos (Relações de gênero)
24/10 (sábado) | Bloco M
8h30 às 10h – Prof. Msc. Aurélio Rodrigues da Silva (Políticas públicas e a qualidade de vida do cidadão)
10h30 às 12h – Prof. Dr. Wellington Ferreira de Jesus (O Plano Nacional de Educação (2014 – 2023): os limites e as possibilidades na construção de uma agenda para as políticas sociais, de educação e de desenvolvimento do Brasil no século XXI)
10/11 (terça-feira) | Bloco M | 10h às 12h – Profa. MsC. Alessandra Fontana Oberling (Juventude e violências)