//
2015
ago
25
Geral

UCB oferece curso de certificação para estudantes de TI

Teve início no dia 22 de agosto, a terceira turma do curso preparatório para a Certificação ITIL Foundation V3, oferecido gratuitamente aos cursos de Tecnologia da Informação da Escola Politécnica da Universidade Católica de Brasília, com o objetivo de preparar e ampliar as oportunidades dos estudantes ao encararem o mercado de trabalho. O curso semipresencial tem um total de 40 horas aulas, divididas em quatro sábados durante o semestre, além de estudos e atividades conduzidas em ambiente virtual.

O treinamento, coordenado pelo assessor do curso de Tecnologia em Gestão de TI, professor Bilmar Angelis Ferreira e conduzido pelo professor Roosevelt Benvindo de Oliveira, tem como objetivo qualificar o estudante para a realização do exame de Certificação ITIL Foundation V3, um dos mais cobiçados do mercado e que representa grande diferencial para os futuros profissionais que ingressam no cenário da tecnologia da informação.

De acordo com o professor Roosevelt, as certificações abrem portas e aumentam a empregabilidade do futuro profissional. “O contratante quer ter a certeza de que o candidato à vaga sabe exatamente aquilo que ele fala que sabe e, o diploma por si só, não proporciona essa certeza. A certificação coloca o estudante num patamar diferenciado. Para mim é uma satisfação muito grande estar na Católica, até porque eu fui aluno daqui. Tento passar para os estudantes um pouco do que eu vivo no meu dia a dia como gestor de TI no mercado de Brasília, pois não basta passar só a teoria, temos que passar a realidade da profissão hoje”, destaca.

“O grande diferencial hoje da Universidade Católica, em relação a outras instituições, é que contamos com um grande número de profissionais no corpo docente, que além de exercerem o papel de professores, atuam no mercado do Distrito Federal. Esse curso preparatório está aberto para todos os semestres. O pré-requisito para que os estudantes participem é só que eles tenham os conhecimentos mínimos de TI. Incentivamos os futuros profissionais a adquirirem experiências, por meio de certificações, durante a trajetória acadêmica, facilitando a absorção deles pelo mercado de trabalho”, ressalta o professor Bilmar.

Com duas certificações, o egresso do curso de Tecnologia em Gestão de TI e Analista de Suporte da Synapse Brasil, Wolas Almeida Matos, acredita que essa iniciativa de preparar os estudantes para a prova de Certificação ITIL Foundation V3 é muito boa. “Os professores estão de parabéns por essa ação. Os estudantes que levantaram cedo para vir assistir aula, em pleno sábado, também estão. Para mim é uma honra estar aqui hoje, tendo a oportunidade de contar um pouco da minha experiência para os estudantes da área de TI, como forma de estímulo para eles. Fico feliz em ver que sairão daqui preparados para o mercado”.

Importância

O egresso do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Alan Guilherme de Oliveira, atualmente é concursado da área de TI da Caixa Econômica Federal. Ele conta que “o mercado de TI é bem abrangente e competitivo, então qualquer potencial que você possa desenvolver é muito importante. Eu vejo a certificação como grande diferencial para o cenário que vivenciamos hoje, pois ela tem reconhecimento no mercado nacional e global. Eu tenho cinco certificações e, sem dúvidas, elas me ajudaram a conquistar a minha trajetória profissional”.

Para o estudante do último semestre do curso de ensino a distância de Gestão em Tecnologia da Informação e Gerente de Projetos da Caixa Seguradora, Gabriel Igor da Silva, todos, desde os primeiros semestres, devem fazer provas de certificação. “Não basta você saber muito de uma área, o mercado de TI quer que o candidato prove isso e as certificações são a melhor forma de assegurar que o profissional é apto para atuar nas áreas em que são solicitadas”.

Os profissionais capacitados neste curso estão aptos a conhecer os fundamentos e princípios que regem as melhores práticas mundiais para a gestão dos serviços de tecnologia da informação, sendo capazes de planejar, implementar e gerenciar métodos, processos e procedimentos que melhorem a qualidade dos serviços e sistemas de informações e aproximem e integrem o cliente à organização. A Certificação ITIL, na atualidade é mais que uma recomendação: passa a se tornar obrigatória para aqueles que pretendem atuar neste setor.

ITIL

Para fazer a prova de Certificação ITIL V3 Foundation, o estudante ou profissional, agenda a prova no site da Pearson VUE (www.vue.com), órgão responsável pelo exame. O resultado sai na hora e, ao ser classificado, recebe a certificação. A prova é composta por 40 questões, todas de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. O valor é de 150 dólares.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content