//
No último dia 25 de agosto, o Prof. PhD Octávio Luiz Franco, docente da Universidade Católica de Brasília, recebeu um prêmio da Amity University, em Nova Delhi, na Índia, por colaboração em pesquisa realizada sobre outbreak na cidade de Amristar, no interior do país.
O envolvimento do Prof. PhD Octávio Luiz Franco com pesquisas na Índia teve início devido uma parceria entre o governo brasileiro e o governo indiano, para desenvolvimento de antibióticos ativos contra bactérias resistentes. “Eu fui convidado para fazer uma análise sobre um outbreak no norte da Índia, na cidade de Amristar, na divisa com o Paquistão, onde varias pessoas morreram por causa de infecções bacterianas”, relata. “O premio foi por isso, por eu ter me disponibilizado em ir até eles, estudar o que estava acontecendo e pesquisar quais eram as bactérias que estavam envolvidas e levando as pessoas à morte” completa.
Ainda devido essa parceria entre os governos, em fevereiro um grupo indiano vem realizar alguns estudos em conjunto para fundamentar o estudo sobre essa bactéria. O professor aguarda ansiosamente e finaliza: “É um prazer poder ajudar pessoas e pesquisas em qualquer lugar do mundo”.
Experiência Profissional
O Prof. PhD. Octávio Luiz Franco é professor de Bioquímica no curso de Medicina na Universidade Católica de Brasília, coordenador do Centro de Análises Proteômicas e Bioquímicas e hoje tem 15 projetos desenvolvidos na UCB.
É também consultor do CNPq, FAPEMIG, FINEP, FAPDF, FUNDCET, FAPEMA, FUNDECT, FUNCAP, CPP, FONCYT, CONICYT, FAPESB, FACEPE, Kazakistan government, BARD United States – Israel Binational Agricultural Research and Development Fund, Austrian Science Fundation, Gates Foundation e National Science Foundation (NSF) US . Membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), da The American Society for Biochemistry and Molecular Biology.