dez

Professores lançam livro sobre economia e programas sociais

O livro faz uma avaliação dos principais impactos econômicos na adoção de políticas publicas

O professor e coordenador Carlos E. Carrasco Gutierrez do curso de Mestrado Profissional de Políticas Públicas da Universidade Católica de Brasília e a professora Renata Cristina Teixeira lançaram na última sexta-feira, 11, no facebook, a primeira edição do livro Introdução à avaliação de impacto e retorno econômico de programas sociais pela editora Editora Appris.

O livro aborda de maneira simples e didática os conceitos da avaliação econômica, tema recorrente dos formuladores de políticas públicas.

O Livro

A publicação nasce da dissertação de Mestrado em Políticas Públicas da autora Renata Teixeira que teve como orientador o professor Carlos Carrasco, o objetivo da produção é apresentar as ferramentas e métodos clássicos de avaliação de impacto, entre eles, os de seleção aleatória e os não experimentais, com exemplos e estudos de caso.

No estudo de caso apresentado, foi apresentado como aplicar as ferramentas da análise de avaliação econômica e como os resultados podem ser importantes para o entendimento da dimensão de projetos sociais parecidos.

O texto é destinado à estudantes de graduação e de cursos profissionalizantes, e também para gestores de entidades do terceiro setor e dos vários níveis do governo e setores privados que desejam dar continuidade ao entendimento da avaliação econômica.

Autores

O professor Carlos E. Carrasco Gutierrez é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Nacional de Engenharia (UNI-Peru), mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela PUC/RIO, doutor em Economia pela FGV/Rio e professor do curso de graduação de Economia e coordenador do curso Mestrado Profissional de Políticas Públicas da UCB.

Renata da Silva é formada em matemática, mestre em Políticas Públicas pela UCB, pós-graduada em docência universitária, instrumentalização para o ensino da matemática, gestão e coordenação pedagógica. Atualmente leciona matemática para o ensino fundamental e médio do colégio La Salle Núcleo Bandeirante e também no Centro Universitário Estácio de Taguatinga.

Compra

Para os interessados em adquirir o livro, é possível comprar a versão impressa pelo site da Editora Appris (clique aqui ) ou a versão digital no Google Play (clique aqui)

Publicado por Gabrielle Garcia Soares