jun

XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB

No dia 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem, Curso de Enfermagem da UCB faz live em comemoração à XVII Semana Brasileira da Enfermagem da UCB.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

No dia 12 de maio, em comemoração ao dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermagem e a XVII Semana Brasileira da Enfermagem, o curso de Enfermagem da Universidade Católica promoveu um debate atual sobre a temática.

O público participante contou com estudantes e enfermeiros do Distrito federal e do Brasil. As lives superaram as expectavas iniciais e teve a participação de mais de 2600 participantes, como também enfermeiros e estudantes de mais de 17 estados brasileiros.

A programação no período da manhã contou com a participação da Prof.ª Dr.ª Regina Helena Giannotti (pró-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Brasília), a Prof.ª Ma. Daniella Melo Arnaud Sampaio Pedrosa (coordenadora do curso de Enfermagem) e Idenise Vieira Cavalcante Carvalho (presidente da ABEn-DF), que abriram o evento. Em seguida, a Dr.ª Monica Padilla, coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde na OPAS/OMS Brasil palestrou sobre Os Sistemas de Saúde e a importância da enfermagem no Mundo. Palestrou também a Dr.ª Ana Paula Cavalcante, consultora Nacional pela Organização OPAS/OMS Brasil em Gestão do Trabalho, que abordou o Relatório da OMS sobre Estado da Enfermagem no Mundo/2020 com ênfase no Brasil.

No período da tarde o evento foi aberto pela mesma equipe da manhã. E em seguida foi a vez do Dr. Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, que palestrou sobre O SUS e a importância da enfermagem frente à Pandemia da COVID-19.

Todas as lives foram facilitadas pela Prof.ª Daniella Melo (coordenadora do Curso de Enfermagem da UCB) e pela prof.ª Maria Alice Fortunato. Além das lives, o curso de Graduação em Enfermagem e o curso Técnico em Enfermagem, juntamente com os seus professores, estudantes e ligas acadêmicas, produziram vários vídeos em homenagem aos profissionais de enfermagem, que foram postados tanto no Instagram do curso de enfermagem (@ucbenfermagem) quanto no Instagram da Universidade (@catolicadebrasilia).

As lives dos eventos estão disponíveis no canal do YouTube da Universidade Católica de Brasília nos links abaixo:

Vídeo da live manhã: https://www.youtube.com/watch?v=hWsTTPNITOk

Vídeo da live da tarde: https://www.youtube.com/watch?v=83uYYJClEqU

Publicado por Tiago Mendes