mar
Novo Coronavírus

UCB faz parceria com o SAMU para ajudar a combater o Coronavírus

Estudantes do último semestre de Medicina iniciaram os trabalhos no TeleCovid, no Centro Integrado de Operações de Brasília

A população do Distrito Federal ganhou mais um reforço contra o Coronavírus. Estudantes do último semestre em Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) iniciaram hoje, 31 de março, o atendimento no TeleCovid localizado no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB)

Os 46 estudantes da UCB estão esclarecendo dúvidas da população do Distrito Federal em relação aos cuidados básicos de prevenção e orientar em situações onde a pessoa deve procurar as unidades de saúde. “É uma atuação prática que visa diminuir a incidência e orientar a população na situação atual da pandemia do coronavírus”, frisou o coordenador do curso de Medicina da UCB, Prof. Dr. Osvaldo Sampaio Netto.

O atendimento ocorre todos os dias da semana, de 7h às 22h, e e coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A atividade dos estudantes da Católica estão sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Tatiana Fonseca, supervisora do Internato Médico e do Prof. Osvaldo Sampaio.

“Os estudantes vão ajudar de várias formas. Por se tratar de estudantes no final do curso de graduação, eles têm informações técnicas bastante satisfatórias para esclarecer os cidadãos, ajudando nas dúvidas e amenizando a angústia do usuário. Eles estarão substituindo servidores pagos pelos cofres públicos, trazendo uma economicidade ao estado. Além de tudo, serve como experiência, pois, poderão aproveitar o tempo para colocar em prática as habilidades adquiriras na Universidade”, disse o diretor do SAMU/DF, Dr. Alexandre Garcia.

A ajuda dos estudantes será importante para tentar desafogar as milhares de ligações realizadas ao SAMU 192, que estavam congestionando as linhas telefônicas e possibilitando agilidade ao acesso do paciente que necessita de intervenção urgente. “ É importante aproximar a Universidade Católica de Brasília, uma entidade particular, mas que serve e muito bem a comunidade, do serviço público, com estímulos bilaterais, unindo a ciência com a prática do serviço”, completou o Dr. Alexandre.

Publicado por Universidade Católica de Brasília