Comunicados Novo Coronavírus

Aviso aos Estudantes – 19/03

Após os decretos emitidos pelo governo do Distrito Federal, em especial o Decreto nº 40.520, que suspende por mais 15 dias, a partir de 16 de março, as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino público e privado do Distrito Federal, bem como eventos de qualquer natureza que exijam licença do Poder Público, como shows, eventos esportivos, entradas em parques e shoppings centers, a Universidade Católica de Brasília (UCB) informa:

Seguindo a portaria nº 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação, a Universidade Católica de Brasília (UCB) adotará meios tecnológicos para dar continuidade às atividades acadêmicas. Aos estudantes, destaca-se que somente as atividades presenciais estão suspensas, ficando os professores e coordenadores de cursos responsáveis por passar o conteúdo programático às suas turmas, por meios digitais, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A portaria supracitada autoriza, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino. Então, fique atento à plataforma digital da UCB, pois todos os professores já foram orientados a incluir os conteúdos nos meios tecnológicos da Universidade.

Esse protocolo desenvolvido pela Universidade reúne um conjunto de ações que deve ser seguido por estudantes, coordenadores e professores, que tem como propósito manter o cronograma de aulas do primeiro semestre de 2020, dispondo de recursos e ferramentas para a aprendizagem remota. As orientações e atividades estarão disponíveis nos ambientes virtuais a partir do dia 23 de março. As disciplinas práticas terão suas atividades compensadas presencialmente no período de 1º a 11 de julho de 2020.

A Universidade coloca à disposição de seus estudantes todos os recursos disponíveis para o ensino e aprendizado. Para isso, o nosso Núcleo de Tecnologias Educacionais estará em regime de plantão de atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones: 61 3356-9404, 61 3356-9361 ou 61 3356-9018 e das 18h às 21h30 pelo telefone 61 3356-9006. Ou, ainda, pelos e-mails: disciplinasvirtuais.suporte@ucb.br / disciplinasvirtuais.aluno@ucb.br.

Zelando pelo bem comum, e se valendo de medidas federais dos Ministérios da Saúde e da Educação, bem como Distritais, a Instituição ressalta que as atividades acadêmicas nos Câmpus da UCB (Taguatinga, Asa Norte, Ceilândia e Sobradinho) estão SUSPENSAS até o dia 30 de março, conforme o Decreto nº 40.520, de 14 de março de 2020, do governo do Distrito Federal, ficando o ATENDE, a Biblioteca e alguns setores estratégicos funcionando em regime especial de trabalho, assim definido:

• ATENDE – O atendimento presencial no Atende foi suspenso até o próximo dia 5 de abril, seguindo o novo decreto do Governo do Distrito Federal, nº 40.359 de 19 de março de 2020. O Atende funcionará excepcionalmente pelo telefone 61 3356-9000 ou e-mail atende@ucb.br.
  • Bibliotecas UCB – As Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília (UCB) continuam com seus atendimentos e eventos presenciais suspensos até o próximo dia 5 de abril, seguindo o novo decreto do Governo do Distrito Federal, nº 40.359, publicado no último dia 19 de março de 2020. Durante o período de suspensão das atividades acadêmicas na UCB, não será realizada a cobrança de multa pela falta de devolução dos livros.  Nossas bibliotecas continuam oferecendo os serviços de:

– Cadastro de acesso ao acervo online;
– Renovação de livros;
– Atendimento e esclarecimento de dúvidas online sobre pesquisa e adequação de trabalhos;
– Adequando os treinamentos de base de dados e ABNT;
– Levantamento bibliográfico;
– Elaboração de ficha catalográfica;
– Demais serviços de atendimento telefônico e online.

Lembrando que o atendimento telefônico e online segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dúvidas e informações pelos telefones 61 3346-9020, 61 3356-9464 ou e-mail csu@ucb.br. Caso queira continuar a sua pesquisa ou seus estudos, a Biblioteca indica o serviço Minha Biblioteca, em que oferece acesso a livros técnicos, científicos e profissionais. O estudante pode acessar via internet vários títulos das principais editoras acadêmicas do país. Para cadastro, clique aqui ou vá direto para a página do Minha Biblioteca, clicando aqui.

• Núcleo de Tecnologias Educacionais – estará em regime de plantão de atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos telefones: 61 3356-9404, 61 3356-9361 ou 61 3356-9018 e das 18h às 21h30 pelo telefone 61 3356-9006. Ou, ainda, pelos e-mails: disciplinasvirtuais.suporte@ucb.br / disciplinasvirtuais.aluno@ucb.br.
  • Os demais atendimentos realizados pela Universidade, como o do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Odontológicos, Fisioterapêuticos, Psicológicos, Análises Clínicas e os do Centro Ambulatorial, estão suspensos até novo decreto governamental, ratificado pela Reitoria/Mantenedora da Instituição.

Confira abaixo os Protocolos de Contingência para os cursos de Graduação e Pós-Graduação da UCB:

• Confira aqui o Protocolo de Contingência para os cursos de Graduação da UCB.
  • Confira aqui o Protocolo de Contingência para os cursos de Pós-Graduação da UCB.
  • Confira aqui a Portaria 36 da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC sobre sobre a suspensão excepcional dos prazos para defesa de dissertação ou tese no âmbito dos programas de concessão de bolsas da Capes.

Contamos com a compreensão de todos neste momento de cuidado com a saúde pública! Façamos a nossa parte para evitar que o surto do novo coronavírus se prolifere em nossa comunidade.

Publicado por Universidade Católica de Brasília