Faiara Assis

UCB firma parceria com Programa Norte-americano

O Programa Get Real & Heel Brasil ficará sediado na Laboratório de Treinamento de Força (LABEF)

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou nesta terça-feira (11/3), no Teatro Católica, a assinatura do acordo de parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (PPGEF) da UCB e o programa Get Real & Heel Brasil, dos EUA. A assinatura do convênio entre as instituições irá proporcionar aos professores e estudantes do programa a possibilidade de trocar experiências com a comunidade acadêmica da Universidade da Carolina do Norte (UNC), USA. Esse programa já existe na UNC há 10 anos e atende mulheres sobreviventes do câncer de mama que finalizaram o tratamento, oferecendo a elas exercício físico três vezes por semana.

A abertura do evento contou com as falas da coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Prof.ª Dr.ª Gislaine Ferreira de Melo, da pró-reitora Acadêmica, Prof. Dr.ª Regina Helena Giannotti, e do palestrante, Dr. Claudio Battaglini, que em seus pronunciamentos ressaltaram a importância do acordo firmado entre as instituições de Ensino, e o quanto essa parceria irá impactar positivamente a sociedade.

A palestra foi ministrada pelo professor da UNC, Dr. Claudio Luis Battaglini, coordenador do Programa Get Real & Heel Brasil, reconhecido mundialmente na área de Exercício Físico e Câncer. Estiveram com ele mais 7 estudantes da UNC, 2 de mestrado e 5 de graduação, que participaram de palestras e reuniões com todos os professores PPGEF/UCB e conheceram os laboratórios de pesquisa da pós-graduação. O encontro também é uma oportunidade de estreitar conhecimentos e firmar outras parcerias para estudantes da graduação e pós-graduação, que poderão realizar estágios e visitas técnicas nos USA.

Para a coordenadora do PPGEF, este é um momento que concretiza os esforços empenhados pela UCB e pela Universidade da Carolina do Norte: “é com muita alegria que firmamos esse termo, em que a UCB, em parceria com os EUA, possibilita o exercício físico para mulheres com câncer de mama. Estamos extremamente felizes em sermos os pioneiros no Brasil com este programa dentro de uma universidade, em parceria com outra universidade estrangeira. É um programa que já existe na Carolina do Norte há mais de 12 anos e hoje estamos firmando uma parceria por meio da qual abriremos uma filial aqui no Brasil”, disse a professora Gislaine.

O palestrante falou sobre o projeto que foi lançado nos EUA e sua atuação na área de pesquisa em câncer há mais 25 anos: “o projeto lançado hoje vai impactar de uma forma positiva  a todos. Nosso objetivo é criar um sistema multidisciplinar em que todas as especialidades, seja ela comunicação, nutrição, educação física e tantas outras, poderão criar um processo a fim de nos tornarmos líderes na melhoria do tratamento dessa doença que afeta tantas pessoas. Então, esse programa vai criar oportunidades na área acadêmica além da oportunidade de fazer a diferença na vida de uma pessoa. Um momento de criar oportunidades e experiências, construindo um futuro muito melhor para todos nós”, afirmou o Prof. Dr. Claudio Battaglini.

A pró-reitora Acadêmica falou sobre o valor da parceria firmada hoje para a formação da comunidade acadêmica: “a assinatura do termo de intenções representa muito para a ciência desse país. Na maioria das situações são raras as oportunidades em que você tem condição de colocar  em prática aquilo que estuda. Invariavelmente a maior parte das pesquisas resultam em apresentações de artigos e publicações, mas na maioria das pesquisas não é possível estender o benefício da pesquisa à comunidade. Nesse sentido, penso que este convênio representa a oportunidade de materializar tudo aquilo a que nos dedicamos, em especial a professora Gislaine, que se dedicou a pesquisar nesse processo de formação. Ter oportunidade de contar com o apoio de um instituto como esse, que já tem um projeto em andamento há mais de 20 anos, e oferecer isso a vocês, estudantes, é uma honra e uma grande oportunidade para os acadêmicos desta Instituição”, destacou a Prof.ª Dr.ª Regina Helena Giannotti.

Quem pode participar

O atendimento será gratuito e exclusivo para mulheres sobreviventes do câncer de mama que finalizaram o tratamento e iniciaram as atividades físicas. Inicialmente serão disponibilizadas 20 vagas, e as atividades serão realizadas na segunda, terça, e quinta 3 dias por semana 1h de atividade por dia. Para participar é necessário apresentar orientação médica, com atestado médico de um oncologista comprovando o término do tratamento.

Por: Faiara Assis

Publicado por Universidade Católica de Brasília