//
No Distrito Federal, metade dos cursos avaliados com nota máxima pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018 são da UCB
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Inep. Dos 8.520 cursos avaliados no CPC 2018, 149 alcançaram nota máxima (5), representando 1,7%. No Distrito Federal, 8 cursos alcançaram nota 5, sendo 4 da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Os cursos da UCB avaliados com nota máxima são: bacharelado em Administração (um presencial e um a distância); bacharelado em Ciências Econômicas e bacharelado em Ciências Contábeis (presencial). Além desses cursos nota 5, outros 9 cursos da UCB receberam nota 4, foram eles: Relações Internacionais; Direito; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Serviço Social; Ciências Contábeis (a distância); Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão Pública.
No IGC, 1.784 instituições particulares e 246 públicas foram avaliadas. Dessas, 27 particulares alcançaram as notas máximas, com destaque para a UCB, contra 15 públicas.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Para o cálculo das notas, o Inep considera o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).
Ao todo foram 27 áreas avaliadas no Enade 2018: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.