Acolhida

Estudantes da UCB participam do Enade 2019

Ao todo, estudantes de 23 cursos de graduação e seis tecnológicos foram selecionados para realizar o exame neste ano

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 foi aplicado neste domingo, 24 de novembro, para avaliar a qualidade de 23 cursos de graduação e seis tecnológicos – incluindo Medicina e Odontologia. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 434.859 estudantes se inscreveram para participar do teste. Destes, 581 estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) estiveram em vários locais realizando a prova.

A concentração de professores e coordenadores de cursos da UCB foi em uma faculdade particular de Águas Claras. Os estudantes da Universidade Católica de Brasília foram recepcionados pelos professores no estande montado em frente à faculdade, ganhavam camiseta especial Enade 2019, um kit com caneta, água, barra de cereal e chocolate.

Às 13h, em ponto, o Enade foi aplicado aos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Cada curso de graduação é avaliado de três em três anos. A participação é obrigatória para obter o diploma. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

As provas foram aplicadas a estudantes dos seguintes cursos de bacharelado e tecnológico –Bacharel: Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Zootecnia. Tecnológico: Tecnologia em Agronegócio; Tecnologia em Estética e Cosmética; Tecnologia em Gestão Ambiental; Tecnologia em Gestão Hospitalar; Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Publicado por Universidade Católica de Brasília