Semana Acadêmica

Humanização, Ciência e Tecnologia na Saúde

Esse é o tema central do IV Congresso da Escola de Saúde e Medicina da UCB, que acontece de 18 a 21 de novembro

Foto: Faiara Assis

​Iniciou ontem, 18 de novembro, o IV Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento inaugural foi uma apresentação de todos os cursos da Escola em uma ação no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), do Areal, em Águas Claras, intitulada Ação+Saúde UCB. Mais de 500 crianças puderam acompanhar um pouco da rotina dos profissionais da área da saúde, bem como participar de várias atividades entre jogos, brincadeiras e explicações.

Fizeram parte da ação coordenadores dos cursos, integrantes das Ligas Acadêmicas, professores, integrantes dos Programas de Pós-Graduação, estudantes que compõem o PET Saúde Interdisciplinar, bem como a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof.ª Ma. Cristine Savi Fontanive.

Foto: Faiara Assis

“Este ano, a abertura do Congresso da Escola de Saúde e Medicina foi substituída por uma ação social. Então, a abertura que tradicionalmente era feita no auditório, com palestras, e como um dos temas centrais do Congresso é a humanização, nós decidimos fazer essa ação interdisciplinar de saúde para atender à nossa comunidade”, explicou a professora Cristine. Ela completou destacando que o objetivo foi justamente dar vivência à prática de ações interdisciplinares na área da saúde para os estudantes.

Foto: Faiara Assis

Segundo a organizadora da ação no CAIC, prof. Eloá Medeiros, “nada mais do que humanizar, um processo de educação é vir a uma instituição de ensino, com crianças de 2 a 11 anos, em estado de vulnerabilidade, para fazer educação em saúde e, dessa forma, aproximar os estudantes das crianças, desse cuidado mais próximo, e aproximar as crianças da saúde”, ressaltou a prof.ª Eloá.

Para a estudante do curso de Medicina e presidente da Liga de Hematologia da UCB, Carolina Barbosa, a experiência desse contato com crianças é fundamental para um processo de formação humanística, idealizada pela Universidade.

“Trouxemos, em conjunto com a Liga de Nutrição Infantil, a importância da alimentação saudável para evitar doenças, como a obesidade e a anemia. Então, o nosso projeto é um jogo lúdico de pintar figurinhas de alimentos de todos os tipos em que, ao final, nós explicamos os seus nutrientes, os benefícios e malefícios”, disse Carolina, que complementou dizendo que os projetos de extensão são fundamentais para o processo de ensino e pesquisa.

O IV Congresso

Foto: Faiara Assis

O Congresso contará com apresentação de trabalhos, programação interdisciplinar gratuita e os já consagrados eventos dos Cursos e Programas de Pós-Graduação da Escola de Saúde e Medicina da UCB. Será uma semana de programação intensa, e os participantes poderão se inscrever em qualquer atividade.

Quando se fala em tecnologia, uma pergunta que surge frequentemente é se a inteligência artificial irá substituir o trabalho humano, já que os robôs são muito mais eficientes que os humanos em algumas tarefas. Há vários exemplos dos benefícios decorrentes do emprego de novas tecnologias: processamento de volume gigante de informações, trabalhos repetitivos e tarefas que antes levavam horas ou dias para serem realizadas e que agora são concluídas em minutos. Por outro lado, a automação pode nos fazer perder o foco sobre os relacionamentos humanos, como em atividades mais complexas e significativas, especialmente quando se trata da resolução de problemas relacionados à saúde, o que exige um olhar mais profundo e amplo no contexto social e individual de cada pessoa.

Apresentam-se, assim, as questões: como melhorar as relações humanas nos atendimentos em saúde? Como incorporar a tecnologia de forma responsável e ética no diagnóstico, tratamento e acompanhamento da saúde? Como garantir o acesso universal às novas tecnologias de saúde? Como ter um olhar significativo e sensível às pessoas diante dos desafios atuais?

Confira aqui a programação completa da IV Congresso da Escola de Saúde e Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicado por Universidade Católica de Brasília