Projeto Logicamente é convidado a participar do CBIE 2019

O Projeto foi convidado pelo Espaço de Criatividade para integrar um setor voltado à diversidade, inclusão e inovação

Os organizadores do Espaço de Criatividade, ligado ao Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), convidou o Projeto Logicamente, da Universidade Católica de Brasília (UCB), para integrar o conjunto de atividades que serão oferecidas no Espaço de Criatividade no VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), que ocorrerá em Brasília, de 11 a 14 de novembro. Neste ano, o CBIE terá como tema “A Computação na perspectiva da diversidade, inclusão e inovação na educação para o século XXI”.

O Espaço de Criatividade visa acolher professores da Educação Básica e Superior, unindo cientistas, artistas, pesquisadores e empreendedores com o objetivo de construir um mundo onde os estudantes sejam mais criativos e humanos e, que professores possam transformar os espaços de aprendizagem em ambientes de criação, desenvolvimento de talentos e habilidades que gerem impacto social. “Neste sentido, entendemos que o Projeto Logicamente tem muito a agregar para a formação de estudantes e professores que irão participar do CBIE 2019”, destacou o coordenador do Espaço Criatividade, Tiago Thompsen Primo.

O Projeto

Uma iniciativa dos cursos de Computação e Tecnologia da Informação (TI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Logicamente iniciou suas atividades em 2017 e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Além de professores que acompanham todo o processo de pesquisa, o Logicamente é composto por estudantes bolsistas, que têm a função de criar jogos interativos e novas técnicas de ensino e aprendizagem usando o raciocínio lógico-matemático.

Pesquisas comprovam que jovens programadores têm suas habilidades de solução de problemas, comunicação, planejamento e estruturação de projetos potencializadas. “São conhecimentos importantes para qualquer pessoa, independentemente de idade, experiência ou atuação. Por meio de atividades com jogos educativos computadorizados, o projeto motiva os estudantes na busca do conhecimento e, ainda, a trabalharem de forma cooperativa uns com os outros”, explicou a professora Graziela Guarda.

A professora Graziela elaborou um artigo científico demonstrando que 90% dos estudantes que participaram das atividades no ano de 2017 obtiveram melhora de rendimentos na área de Exatas. “Esse projeto é o meu coração. Eu sempre quis desenvolver essas técnicas de aprendizado e, com o apoio da Universidade e da FAP/DF, estou podendo concretizar. Estamos em uma fase inicial de trabalho, mas já somos considerados case de sucesso pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que nos pediu mais informações sobre o projeto e nossa metodologia. Quem sabe um dia possa virar uma matéria obrigatória ou uma política pública de ensino-aprendizagem”, disse a professora.

Publicado por Universidade Católica de Brasília