//
A celebração de outorga de título é mais uma ação que marca os 45 anos da UCB e foi marcada por muita emoção
A Universidade Católica de Brasília (UCB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha nesta terça-feira, 5 de novembro, no Câmpus Taguatinga. O evento fez parte das celebrações de 45 anos da Universidade e foi uma festa emocionante marcada pela presença de inúmeras autoridades civis e religiosas.
A concessão de títulos honoríficos, pela Universidade Católica, foi instituída a partir de Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) nº 01/2000, de 24 de abril de 2000. O título de Doutor Honoris Causa é outorgado a personalidade brasileira ou estrangeira que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras, ou em defesa da paz e do melhor entendimento entre os povos.
Dom Sergio da Rocha e a representante da Santa Dulce dos Pobres, Irmã Maria do Livramento, ministra-geral da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, à qual pertenceu a religiosa baiana, chegaram por volta das 17h e foram acolhidos com muito carinho e respeito por toda a comunidade acadêmica.
Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres recebeu a homenagem por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana e Dom Sergio da Rocha foi agraciado por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica.
O reitor da UCB, Magnífico Reitor Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, não esteve presente na cerimônia por motivo de falecimento de seu pai, mas deixou um vídeo em que explicou que a Instituição quis dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana.
“Esses dois títulos de Doutor Honoris Causa têm um toque especial, pois os agraciados são pessoas que se distinguem pelo bem prestado à sociedade. Reconhecemos a valorosa contribuição da Santa Dulce dos Pobres e de Dom Sérgio, seja pela contribuição local, nacional ou internacional”, afirmou Menegat.
A cerimônia foi presidida pelo chanceler da Universidade Católica de Brasília e presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Educação Católica, Pe. Orestes Fistarol, acompanhado pelos pró-reitores da UCB, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho (Acadêmico) e Prof. Me. Júlio César Lindemann (Administração), pelo assessor da Reitoria, diretor de Pós-Graduação, Identidade e Missão e relator do CONSUN, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas; pelo professor do Programa Stricto Sensu em Educação e relator ad hoc, Dr. Luiz Síveres e pelo professor decano da UCB e membro do CONSUN, Me. Adolfo Dani.
“Às vezes somos parcos em reconhecer o bem realizado por pessoas que foram e são significativas para a nossa sociedade. Até dá a impressão de que a pessoa nasce ética, generosa, caridosa, solidária, amante dos pobres, e não se nota o esforço humano para alcançar a meta, a medida alta. Esse esforço de superação merece exaltação e reconhecimento de nossa parte, por isso estamos aqui hoje para homenagear essas duas figuras fundamentais para a nossa sociedade”, destacou o Pe. Fistarol.
Santa Dulce
A Irmã Maria do Livramento fez o discurso em nome de Santa Dulce. De acordo com ela, é uma imensa satisfação, para a comunidade religiosa, o recebimento dessa honraria concedida pela UCB.
“O título outorgado hoje, para Santa Dulce, foi pautado na sua valiosa contribuição para a sociedade. Por mais de 50 anos, durante a sua vida, contribuição esta que continua se expandindo através das obras sociais Ir. Dulce. O que hoje celebramos teve início com o simples, mas ardente desejo de entrega a Deus. Como ela mesmo expressa no início de sua formação: ‘finalmente, depois de tanto tempo, vejo-me agora encaminhada para começar a vida que almejo e na qual espero. Deus me conduzirá, me guiará até o dia em que na eterna bem-aventurança me permita aventura incomparável de gozar as delícias do Teu reino como a mais humilde serva’, disse Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Santa Dulce), em 1933.
Seguindo seu discurso, a Ir. Maria do Livramento destacou que a canonização da Santa Dulce, no dia 13 de outubro de 2019, demonstra muito bem a realização dos sonhos de Santa Dulce. “A sua santificação é resultado de uma vida conduzida e guiada por Deus, em um despojamento de si mesma em prol dos mais necessitados”.
Dom Sergio da Rocha
“Quero aqui expressar a minha profunda gratidão com a Universidade Católica de Brasília (UCB) por esse honroso título de Doutor Honoris Causa, do qual, sinceramente, não me sinto merecedor, mas acolho em nome da nossa Igreja, a quem tanto devo a minha formação humana, cristã e acadêmica. Agradeço e saúdo, na noite de hoje, de modo especial os relatores das proposituras do Honoris Causa, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas e o Prof. Dr. Luiz Síveres”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha.
Dom Sergio continuou: “É uma honra ser agraciado pela Universidade Católica de Brasília pela sua importância, por sua missão educacional que tanto tem contribuído para a formação humana, cultural e profissional, de tantas pessoas inspirada nos valores cristãos, assim como a sua contribuição para a edificação da sociedade. Sabemos da importância dada pela Igreja à educação e do empenho tão generoso de suas instituições para assegurar e ampliar o direito à educação na sociedade. Através da educação, nos seus vários níveis, e nas suas várias dimensões, nós podemos formar cidadãos responsáveis, contribuir para a construção da sociedade democrática e para a vivência na fraternidade, da justiça e da paz”.
O Título
Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito.
Isto é, a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado grau honorário de doutor. Um doutor honoris causa recebe igual tratamento e privilégios que aqueles que obtêm um doutoramento acadêmico.