set
Conferência Internacional

UCB sedia abertura do primeiro encontro do circuito Forensic Science Day

O Circuito Forensic Science Day Brasília é um evento científico inédito na América Latina que reúne peritos criminais de renome no cenário nacional e internacional

A Universidade Católica de Brasília (UCB) sediou nesta terça, 17 de setembro, a abertura do Circuito Forensic Science Day Brasília, evento científico inédito na América Latina, que reúne peritos criminais de renome no cenário nacional e internacional proporcionando a estudantes e profissionais de diferentes áreas um momento diferenciado de desenvolvimento intelectual e científico. O circuito, que contou com o apoio do curso de farmácia, Biomedicina e da Escola de Saúde e Medicina, é composto por 6 etapas, que acontecerão nas principais instituições de ensino superior do DF. Integra estudos técnicos-científicos nas diversas áreas das Ciências Forenses, área que está em constante evolução, não somente tecnológica, mas também pelo apelo social da investigação criminal.

Foto: Faiara Assis

Na noite abertura as palestras foram proferidas pela perita Criminal Ana Luiza Alvarez Calil, com o tema: Perícias laboratoriais em casos de estupro; perito Criminal Arthur Svidzinski, com o tema: Genética Forense; e pelo perito Criminal Marcelo Nunes Gonçalves, com a palestra intitulada Feminicídio sob a ótica das Ciências Forenses.

O evento tem como objetivo estimular a pesquisa na área de Ciências Forenses e aproximar o aluno ou entusiasta da vivência teórico-prática da atuação do perito criminal intermediada pela presença de diferentes peritos renomados da Polícia Federal e Civil, abrangendo como público-alvo estudantes e profissionais das áreas das Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais, Humanas, Política, Exatas e da Terra, Biológicas e Biotecnologia, bem como profissionais de nível superior com interesse na área de Ciências Forenses.

Estiveram presentes na abertura do circuito as seguintes autoridades: A diretora-presidente do ICCAROS Instituto de Ciências Aplicadas, Dr.ª. Thais Bergamin Lima; o representante da Fundação de Peritos em Criminalística, Ilaraine Acácio Acre; Dr. Marcelo Nunes Gonçalves; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses – Dr.ª. Narumi Pereira Lima; a coordenadora interina do Curso de Farmácia da UCB, Prof.ª Ma. Viviane Corrêa de Almeida Fernandes e a representante do Conselho Regional de Farmácia (CRF/DF), Dr.ª Josiane Tavares.

De acordo com a professora Viviane Almeida, coordenadora interina do Curso de Farmácia, o circuito trata-se de um evento de grande interesse para os estudantes, não só da Escola de Saúde e Medicina, mas também para as demais Escolas: “acreditamos que será uma grande oportunidade de proporcionar uma vivência diferenciada para os estudantes da nossa Instituição. Além disso, por sermos a única universidade privada do Distrito Federal e primeira do Centro-Oeste, abriremos o evento para a comunidade externa poder vivenciar o pilar de uma verdadeira universidade: a pesquisa, ensino e extensão na área forense”, afirmou a professora.

Foto: Faiara Assis

Para a diretora-presidente do Instituto de Ciências Aplicadas (ICCAROS), Dra. Thais Bergamin Lima , a ciência forense está atrelada a várias áreas. Nesse sentido, este evento foi pensado com a participação de diversos profissionais na área de perícia criminal,   farmacêuticos, do curso de Direito, que iram abordar  as complexidades e as diversas vertentes que o tema propõe: “ com temas como crimes sexuais, genéticas forense e também a parte de feminicídio, estamos trazendo a todos os alunos a oportunidade para que eles se aproximem da área pericial e para que eles possam também se inspirar com relação a isso. Trabalhando e estudando nesse sentido, em que todas as áreas da tecnologia acabam se atrelando também à área pericial, considerando que muitos dos alunos ainda não têm essa noção do campo que podem atuar”, disse a doutora.

O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e teve além das palestras, exposição de banners e lançamento de livro de perícia criminal, com seção de autógrafo.

Peritos Participantes do Evento

Marcelo Nunes Gonçalves