Fotos: Alice Dias (Captura)

Feira de Saúde movimenta a UCB

Mais de 360 pessoas passaram pelo evento, que teve testes e avaliações médicas gratuitas

Uma grande ação de saúde para a comunidade movimentou o Bloco Central da Universidade Católica de Brasília (UCB) no último sábado (8). Mais de 360 pessoas visitaram a primeira edição da Feira de Saúde e realizaram gratuitamente testes, avaliações médicas e atividades direcionadas à prevenção, promoção e recuperação da saúde.

A interdisciplinaridade dos cursos da Escola de Saúde e Medicina da Católica marcaram o evento. O paciente que procurou por avaliação oftalmológica, por exemplo, também recebeu informações sobre dieta balanceada e a importância de se praticar exercícios, além de passar pela testagem de glicemia.

Foi o caso da aposentada Nilza de Souza, 74 anos, moradora do Areal, que aproveitou as várias atrações da feira, desde orientações fisioterápicas e farmacêuticas a avaliação oftalmológica e teste de glicose. “Já faço um controle de medicamentos com o pessoal de Farmácia e fiquei sabendo da feira por eles. Estou com a vista muito ruim e sou diabética. Vim fazer um acompanhamento e eles vão me encaminhar para fazer alguns exames”, disse.

Nilza foi atendida por Jhonnata Carvalho, estudante do 8º semestre do curso de Medicina da UCB. Ele falou um pouco sobre seu trabalho no estande de avaliação oftalmológica. “Conversamos com todos os pacientes para conhecer o histórico de cada um, e também pedimos para eles fazerem um teste de glicemia, no estande ao lado. Nosso foco principal é o diabético, já que a cegueira é uma das complicações ocasionadas pelo não controle da diabetes. Em alguns casos, orientamos o paciente a procurar o Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB) para a continuação do atendimento e a realização de exames”, explicou. O estudante estava muito satisfeito com sua participação na feira. “É muito bom saber que estou mudando a vida de alguém”, complementou.

Além de testes e avaliações médicas, a feira contou com outras atrações, como aula de pilates e um estande de adoção de animais, que fez sucesso entre as crianças. A gastrônoma Thaiene Carneiro, 39 anos, levou seu filho Miguel especialmente para ver os bichinhos. “Ele queria um cachorrinho, mas chegamos um pouco tarde e só havia gatos para adoção. Quem sabe na próxima”.

Fotos: Alice Dias (Captura)

A Feira de Saúde é uma atividade do Pré-Congresso da Escola de Saúde e Medicina, em parceria com o PET-SAÚDE UCB (Programa de Educação pelo Trabalho apoiado pelo Ministério da Saúde). Participaram das atividades professores e estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Medicina Veterinária e Medicina. A feira também contou com a participação das Ligas Acadêmicas dos Cursos, Ligas Multidisciplinares e Ligas Médicas Acadêmicas do Distrito Federal (com a participação de estudantes de outras instituições).

Diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, a professora Cristine Fontanive falou sobre a importância do evento para a comunidade e a Universidade. “O principal objetivo da feira é prestar esclarecimentos e orientações à comunidade sobre cuidados com a saúde; é a nossa importante contribuição como Universidade. É um evento de grande importância para nossos estudantes, pois eles podem vivenciar na prática os conteúdos teóricos e ter contato direto com os pacientes, com atenção, competência e cuidado”, destacou.

Para a professora Eloá Medeiros, uma das coordenadoras da Feira de Saúde, o evento serviu para a UCB aumentar seu vínculo com a comunidade. “O atendimento à comunidade é um de nossos pilares. A Católica está próxima ao Areal e, por isso, a Escola de Saúde e Medicina considera que o cuidado à saúde dessa comunidade é prioridade para os seus cursos. Nosso objetivo é fazer da feira uma atividade anual”, explicou.

Publicado por Universidade Católica de Brasília