jun
Festival de Dança

Comunidade lota o Teatro Católica para acompanhar a 34ª edição do Festival de Dança da UCB

O Festival é um dos mais tradicionais roteiros de dança da capital federal e recebe grupos de dança de todas as cidades

Foto: Rodrigo Eneas

A 34ª edição do tradicional Festival de Dança da UCB, promovido pelo curso de Educação Física, aconteceu na noite da última sexta-feira, 7 de junho, no auditório do Bloco Central (Teatro Católica). Ao todo foram 38 apresentações, mais de 200 dançarinos desfilaram os mais diversos estilos de dança, do Balé Clássico à Dança Contemporânea, para uma plateia muito animada.

Foram apresentados os seguintes estilos: ballet clássico, contemporâneo, livre, jazz, pop, danças urbanas, street dance e ainda os estilos de dança de salão: forró, sertanejo, bolero estilizado e bachata. Todas as apresentações foram apresentadas por bailarinos e dançarinos, desde crianças, adolescentes até adultos, de grupos de dança de academias, escolas de dança, projetos sociais e escolas particulares e públicas do Distrito Federal.

Foto: Rodrigo Eneas

Há mais de 15 anos à frente do Festival de Dança, a professora da disciplina de Danças e Atividades Rítmicas, Nilza Maria Martinovic, destacou a importância do evento para a sociedade e da participação dos estudantes e professores do curso, da organização do evento até as coreografias elaboradas.

Foto: Rodrigo Eneas

“Este evento tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes da disciplina Dança a oportunidade de se expressarem, por meio de sequências de movimentos corporais coreografados, previamente elaborados, como atividade extraclasse, somando experiências que contribuirão à sua formação acadêmica, bem como à integração entre os demais estudantes do curso de Educação Física da UCB. Tenho a convicção de que nós, nesses quinze anos, tivemos várias conquistas, pois sempre estamos motivados a dar continuidade a este importante festival que já faz parte do calendário cultural da nossa cidade”, ressaltou a professora Nilza Maria.

A professora faz referência ao sucesso do festival a grande procura das companhias de dança. “Um detalhe importante é que um festival como este não se faz sozinho. Então, ressalto a importância da participação e do apoio dos estudantes e de vários setores da Universidade para o sucesso nessas 34 edições. Outro detalhe é que sabemos que para as academias de dança o espaço que nós proporcionamos é fundamental para divulgar o trabalho deles. Para isso a Universidade possui uma excelente estrutura para um evento cultural como este”, explicou a professora Nilza.

Foto: Rodrigo Eneas

Para o pró-reitor de Administração, prof. Me. Júlio Cesar Lindemann, “o festival promove a cultura, educação e a integração entre a comunidade acadêmica, interna e externa, e vai ao encontro da missão da UCB, fortificando a efetivação dos princípios fundantes desta Instituição”.

O coordenador do curso de Educação Física, prof. Dr. Rafael Sotero, parabenizou a coordenadora do evento, professora Nilza Maris, bem como os estudantes pelo trabalho realizado nesta edição do Festival. “É um grande orgulho para nós, professores, presenciarmos um evento desta magnitude, com tantos espetáculos que serão apresentados aqui e organizados pelos nossos estudantes. Isso só comprova a qualidade do ensino, porque isso tudo montado é fruto apenas de uma disciplina. Muitas outras coisas acontecem na Universidade, frutos de outras disciplinas, de outros cursos. Então, é um grande orgulho e parabenizo os nossos estudantes por montarem um evento como esse”, disse.

Foto: Rodrigo Eneas

O festival contou com o apoio da Coordenação do curso de Educação Física; Direção da Escola da Saúde e Medicina; Gerência de Relacionamento e Comunicação (GERCOM); Empresa Junior ETHOS; Programa de Educação Tutorial (PET); Subprojetos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica da Educação Física; Extensão da Escola da Saúde e Medicina; Centro de Rádio e de Televisão (CRTV) do curso de Comunicação da UCB; além dos setores de Segurança, Brigada, Movimentação e Serviços Gerais da Universidade.

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Falando nisso...