//
A série de oficinas seguiu até o dia 5, no auditório do Bloco K
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que integra a Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física e a Coordenação Geral Acadêmica promoveu, nesta segunda-feira, 3 de junho, a primeira Oficina de Elaboração de Propostas de Iniciação Científica, para estudantes da Universidade.
A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a essa atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de “iniciação”), representando seu primeiro contato com tal prática.
Foram três dias de oficinas, e o primeiro dia foi aberto oficialmente pela coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor. “Esta é a primeira vez que ofertamos uma série de oficinas para os nossos estudantes. A organização desta oficina nasceu da conversa da Coordenação do Programa Institucional de IC com o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UCB, que compartilhou sua experiência na oferta anual de um Curso de Iniciação Científica, e com a Coordenação-Geral Acadêmica, cooperando com a organização e certificação.”, frisou a prof.ª Alcanfor.
A prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor destacou ainda qual a importância das oficinas: “Esse é, para muitos, o primeiro contato com a sistemática e rigor científico da pesquisa. Com os editais de PIBIC, PIBIT e PIC abertos é importante proporcionar um momento de discussão da Ciência , do método científico e ainda das etapas de elaboração e submissão de propostas aos editais citados. Ressalto ainda que temos dois editais de demanda contínua, o Edital para IC voluntário e para IC externo, que se traduzem em oportunidade contínua de envolvimento dos nossos estudantes com a pesquisa.”, disse.
“Todos nós nos mobilizamos para que vocês pudessem ter uma oportunidade diferente das que têm em sala de aula, para vivenciar o que é a pesquisa na prática dentro da nossa Universidade”, ressaltou a professora Alcanfor, lembrado o trabalho de todos os envolvidos para a realização das oficinas.
“Este evento é uma continuidade do Curso de Iniciação Científica, outrora promovido por nove anos pelo PPGEF, e agora em parceria com a CGDI e a CGA”, relata a coordenadora do PPGEF a prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira de Melo.
A programação foi a seguinte:
3 de junho (14h às 18h)
Da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado: Uma Experiência de Vida!
Prof. Dr. Milton Rocha de Moraes
O que é Ciência?
Prof. Dr. Thiago dos Santos Rosa
Métodos Científicos e Não Científicos
Prof. Dr. Dahan Cunha Nascimento
Pesquisa Qualitativa
Prof. Dr. Luís Otávio T. Assumpção
Oportunidade de Intercâmbios
Estudantes do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física
Prof.ª Me. Geiziane Leite Rodrigues de Melo
Prof. Me. Caio Victor de Sousa
4 de junho (14h às 18h)
Pesquisa Aplicada e Básica
Prof. Me. Rodrigo Vanerson Passos Neves
Ética na Pesquisa
Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira Melo
Pesquisa Quantitativa
Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira Melo
Ciência no Brasil
Prof. Dr. Herbert Gustavo Simões
5 de junho (14h às 18h)
Preparação de Projeto de Pesquisa & Pesquisa em Base de Dados
Coordenação de Desenvolvimento e Inovação – Prof.ª Dr.ª Silvia Alcanfor e Prof.ª Dr.ª Aline Cabral de Medeiros.