jun
Educadores

Olfato Comunicação promove debate sobre tendências do Jornalismo Digital

O evento realizado pela empresa júnior de Jornalismo foi antecedido pela apresentação do novo curso da UCB – Jornalismo Digital

A diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Anelise Pereira Sihler, juntamente com o coordenador do curso de Jornalismo, Leandro Bessa, e o professor do curso Alberto Marques apresentaram aos estudantes, na última sexta-feira, 31 de maio, o novo curso oferecido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Jornalismo Digital. O novo bacharelado contém em sua matriz curricular novas disciplinas, como Jornalismo de Dados, Design e Plataformas Digitais, Visualização de Dados, Redação Convergente, dentre muitas outras.

Divulgação

“Falar hoje sobre jornalismo digital é falar sobre tendências de mercado. Vocês estudantes precisam se preparar para um cenário de profundas e rápidas mudanças. Muitos de vocês quando se formarem já estarão num cenário completamente diferente do cenário atual. Portanto, a Universidade tem se preocupado também com uma formação na qual nossos estudantes possam constantemente se reinventar”, disse a professora Anelise durante a apresentação do curso.

Para Leandro Bessa, a Universidade Católica tem feito o movimento de acompanhar as inovações, tecnologias, empreendedorismo. “Nós estamos atentos e trazendo o que é atual para oferecer uma formação que prepare para o futuro, nesse cenário multiplataforma, multiperformance, sobretudo no campo da Comunicação”, afirmou.

Divulgação

O professor Alberto Marques explicou que o surgimento da proposta do novo curso se deu a partir de diversas reuniões com o Núcleo Estruturante Docente de Jornalismo. Também foram feitas várias pesquisas em universidades brasileiras e no exterior, bem como observadas recentes oportunidades de trabalho ofertadas pelas empresas de Comunicação. “Existe uma ambiência que é digital e que transforma profundamente todos os âmbitos da Comunicação”, disse.

A apresentação do novo curso antecedeu a mesa-redonda “Tendências do Jornalismo Digital”, promovida pela agência júnior de Jornalismo, Olfato Comunicação, que está sob responsabilidade da professora Eliane Muniz e dos estudantes Breno Araújo, Kesley Pereira, Marcus Castro e Rafael Machado. O evento contou com a participação de estudantes de jornalismo de todos os semestres.

Tendências do Jornalismo Digital

Os jornalistas Manoel Ventura, de O Globo, e Jaqueline Saraira e Suzano Almeida, do jornal Metrópoles, foram os convidados para a mesa-redonda. Eles detalharam o cotidiano jornalístico, a utilização das ferramentas das novas tecnologias e responderam a dúvidas daqueles que em breve estarão no mercado de trabalho.

A jornalista Jacqueline Saraiva, que trabalhou no Correio Braziliense durante nove anos e hoje está no Metrópoles na área de Mídias Sociais, lembrou que a internet existe desde a década de 1970, e que ela atua no ambiente digital desde o seu ingresso no mercado de trabalho, há aproximadamente 10 anos. Para Jacqueline, o digital não fará com que o jornalismo impresso acabe, mas se adeque às novas realidades. “Notícias factuais não têm tanto efeito no jornal de papel, porque todo mundo consome pela internet. Portanto, o impresso tem se aprofundado ainda mais e segue para uma base mais analítica, mais densa”, afirmou.

Divulgação

Manoel Ventura, ex-aluno da UCB e jornalista do jornal O Globo e da revista Época, falou dos desafios de se produzir matérias para sites e impressos. Para ele, a diferença está no modelo de negócios da empresa, pois há sites importantes que oferecem conteúdos gratuitamente. Então, os impressos devem ter matérias com mais profundidade e de modo exclusivo para seus assinantes. “Uma matéria que faço para o impresso deve ser um produto feito apenas para quem está assinando o veículo”, acrescentou.

O jornalista Suzano Almeida contou que no Metrópoles ele trabalha tanto com notícias factuais como com matérias mais analíticas. E que o mais importante é que a notícia seja apurada. Ele ressalta que, seja no ambiente digital ou no meio impresso, a informação deve ter qualidade. “Não se faz jornalismo sem informação de qualidade”.

Durante o evento promovido pela Olfato, foi exibido um vídeo sobre os preparativos para o lançamento da rádio web Pulsátil, previsto para acontecer em agosto deste ano. A iniciativa é resultado do projeto de pesquisa e extensão sobre rádio web universitária, sob responsabilidade da professora Eliane Muniz. Conta com a parceria do Centro de Rádio e Televisão (CRTV) da UCB. Atualmente há cerca de sete estudantes envolvidos, que estão sendo capacitados pela equipe da rádio web para a produção de programas radiofônicos.

Reconhecimento

A manhã de sexta-feira também foi marcada por homenagens. Estudantes de Jornalismo e Publicidade que se destacaram pelo desempenho com publicações e em eventos receberam da diretora da Escola e do coordenador do curso certificados de reconhecimento.

Por Júlia Luísa da Silva e Alice Dias, estudantes sob orientação da professora Eliane Muniz

Publicado por Universidade Católica de Brasília