Estudante

Estudantes da UCB são premiados em Congresso Regional de Comunicação

Estudantes de Jornalismo e Publicidade da UCB são premiados. Dos 13 trabalhos inscritos, 8 foram contemplados com prêmios nas mais diversas categorias do evento

A Expocom é uma das atividades do maior congresso de comunicação do Brasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O encontro regional reuniu professores e estudantes, de 22 a 24 de maio, na Universidade Federal de Goiás (UFG) e teve como tema “Fluxos Comunicacionais e a Crise da Democracia”.

O estudante do 5º semestre de Jornalismo da UCB Luiz Fernando Fernandes recebeu o prêmio na categoria Jornalismo Literário, com a crônica “O amor pelas letras”, que discorre sobre o Projeto Alfabetização Cidadã da UCB. O texto fala sobre a vontade e esforço de pessoas idosas em aprender a ler e escrever, mesmo quando existem barreiras e preconceitos. O Projeto Alfabetização Cidadã atende jovens e adultos que não são alfabetizados. As aulas acontecem no próprio Câmpus da UCB, em Taguatinga, ou em comunidades carentes ao redor da Universidade. “A proposta da crônica foi causar empatia do leitor com o tema relatado, a fim de chamar atenção para essa parte da sociedade com pouca voz e sobre um assunto pouco debatido”, explica Fernandes.

Larissa Abreu, também estudante do 5º semestre de Jornalismo, ganhou prêmio na categoria “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio”, com uma reportagem radiofônica sobre os índices de violência e mortalidade contra grupos de minorias sexuais. “A experiência foi ímpar. Sinto a sensação de dever cumprido. Eu apresentei minha reportagem sobre o índice de violência contra as minorias sexuais. O Brasil é o líder mundial no ranking de violência contra a comunidade LGBT+. Então, ter um trabalho com um tema tão atual e importante sendo ouvido é muito gratificante como estudante de Jornalismo”, disse Larissa. A estudante produziu a reportagem junto com Luiz Fernando, que foi premiado nesta modalidade.

Giselle Caetano, estudante do 8º semestre de Publicidade e Propaganda, também trouxe prêmio para Brasília. Giselle e o grupo composto pelos estudantes Giovana Leite, Ingrid Queiroz e Marcos Vinícius Paulino ganharam na categoria Campanha Publicitária. O trabalho foi feito para um cliente real, no caso um youtuber, dono de um canal culinário chamado “A Cumbuca”. Os estudantes focaram no próprio ambiente online e buscaram posicionamento e maior divulgação do canal. “Foi muito legal conversar com estudantes de outros estados e ver como eles têm perspectivas diferentes de certas coisas do curso, e principalmente, ver os outros estudantes apresentando campanhas com propostas geniais, foi uma troca de experiências incrível”, ressaltou Giselle.

O coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design, professor Leandro Bessa, acompanhou os estudantes no evento. Para ele, é importante estimular a participação dos discentes para além da Universidade. “Os produtos feitos pelos nossos estudantes e apresentados na Expocom são resultado do envolvimento deles com o curso e os professores, como também da qualidade de ensino ofertada pela Universidade”, afirma Leandro.

O Congresso acontece todos os anos nas cinco regiões do país. Trata-se do maior do Brasil dentro do ramo da comunicação e abrange pesquisas dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema.

“Minha experiência no Intercom foi maravilhosa. Sendo minha primeira vez no congresso, me senti bastante acolhido pelos participantes e organizadores do evento. Acho que o melhor que o Intercom nos oferece é a oportunidade de conversar sobre comunicação com pessoas bastante qualificadas e que já possuem experiência no tema, é um bom meio de adquirir mais informações e para se qualificar ainda mais dentro do curso de jornalismo”, relembra Luís ressaltando o significado do congresso.

Quem ganhou prêmio no evento regional está automaticamente inscrito para participar e concorrer a novas premiações no Intercom nacional, que acontecerá em Belém (PA), de 2 a 7 de setembro.

Abaixo, segue a lista dos estudantes premiados no evento:

– Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião – Luiz Fernando Fernandes.
– Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio – Larissa Abreu e Luiz Fernando Fernandes.
– Campanha Publicitária – Giovana Leite, Ingrid Queiroz, Giselle Caetano, Marcos Vinícius Paulino.
– Cartaz – Isabelle Garcia, Ayumi Hiroshima, Ohana Boechat, Lucas Caldeira, Akemi Yoshino, Luís André Ribeiro.
– Roteiro de ficção – Daniel Zacariotti, Ariane de Melo e Iago Kieling.
– Fotografia artística – Benny da Silva, Luiza Aldser, Caio Almeida e Iago Kieling.
– Charge/Caricatura/Ilustração – Alison Sousa do Monte, Mariana Albernaz Mundim Tavares, Júlia Eleutério Martins, Nicoly Silva de Sousa.
– Produção Publicitária Audiovisual para Internet –Benny da Silva e Caio Almeida.

Por Carinne Souza, estudante sob orientação da professora Eliane Muniz

Publicado por Universidade Católica de Brasília