Foto: Rodrigo Eneas

Cursos da UCB são destaques na Feira de Profissões Marista

A escolha profissional é um grande desafio para muitos jovens. Para colaborar com esse momento importante, a Universidade Católica de Brasília (UCB) participou, no dia 4 de maio, da Feira de Profissões Marista, promovida pelo Colégio Marista de Brasília – Asa Sul. O evento foi aberto a estudantes do ensino médio e comunidade interessada, com atividades diversificadas em diferentes áreas, por meio do contato com instituições nacionais e internacionais, professores e profissionais do mercado de trabalho.

Presente anualmente na Feira, neste ano a Católica ofereceu palestras dos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Odontologia, Nutrição, Educação Física, Medicina Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Políticas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Serviço Social, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Audiovisual, Ciências Biológicas e Arquitetura nas quais foram abordados os diferenciais dos cursos aplicados ao mercado profissional e novas concepções das áreas.

O ponto mais concorrido da Feira foi o espaço destinado ao curso de Medicina Veterinária da UCB, que levou diversos animais, como minicabras, porcos, perus, cachorros, pequenos roedores e até um cavalo.

Segundo a diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, professora Cristine Savi Fantanive, é importante que a Universidade saia dos seus muros e vá ao encontro das escolas para que os estudantes possam conhecer as diversas profissões, facilitando uma escolha de futuro. “Nós trouxemos vários cursos para que esses estudantes consigam entender um pouco de cada profissão. Dessa forma, eles puderam fazer a escolha e saber que nós temos uma Universidade com cursos de excelência, prontos para recebê-los”, frisou.

Entusiasmados, os estudantes puderam ver de perto a realidade de várias áreas. A estudante do 3º ano do ensino médio, Ana Luiza, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa. “Eu quero fazer Jornalismo, mas não tinha muita noção de como é a profissão no dia a dia, muito menos de como é o curso. É muito bom ter a oportunidade de participar desse evento e ter esse contato com as universidades e pessoas que já exercem a profissão no mercado de trabalho. Isso ajuda muito a estarmos seguros da nossa decisão”, pontua.

Sobre a formação do biólogo, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, prof.ª Luciana Galvão, ressaltou a feira como importante para apresentação do curso e da qualidade da formação da Universidade. “Muitas vezes o jovem não tem a menor ideia do que faz um biólogo. Com uma feira como essa, ele não só tem a oportunidade de conhecer as reais características da profissão, as diferentes áreas de atuação, que no nosso caso são mais de 80, e, além disso, ele já tem contato com pesquisadores de ponta da UCB, conhece alguns métodos com os quais trabalhamos e acaba conhecendo um pouco mais do nosso curso, por intermédio de apresentações. Dessa forma, mostramos a eles como é sólida a nossa formação”, disse.

Publicado por Universidade Católica de Brasília