abr
Foto: Faiara Assis

UCB apoia campanha Maio Amarelo 2019

A Universidade Católica de Brasília (UCB) participou da cerimônia de lançamento da campanha Maio Amarelo, realizada no dia 29 de abril, que este ano terá como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”. O evento contou com a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do diretor-geral do Detran, Fabrício Moura; e do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Ramalho, que discutiram sobre o movimento ressaltando a necessidade de conscientização da sociedade para que haja redução de acidentes no trânsito.

A campanha, que surgiu em 2014 e está em sua 6ª edição, tem como principal proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A iniciativa tem como idealizador o presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Ramalho, que por videoconferência saudou os presentes e comentou sobre a importância da campanha: “o movimento tem sido um sucesso graças à adesão de todos os estados brasileiros e em mais de 30 países. Graças a ele a ação no DF cresce a cada ano e contagia as pessoas. Precisamos nos movimentar para reduzir os acidentes no trânsito brasileiro, que matam 110 pessoas, aproximadamente, por dia. Vamos mudar essa situação, pois no trânsito o sentido é a vida”, ressaltou.

Segurança no trânsito começa com educação

De acordo com o pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, pela primeira vez a Universidade está como parceira oficial desse movimento, que sob o ponto de vista da missão da UCB é dever e obrigação apoiar qualquer tipo de ação que traga benefícios para a sociedade no que diz respeito à conscientização no trânsito. “O movimento deste ano tem um dado novo, pois o Maio Amarelo está incorporando o aspecto educativo em sua campanha, mais um motivo para sermos parceiros, uma vez que somos uma Universidade filantrópica e comunitária. Nesse sentido, nós estamos abrindo a Instituição para que tenhamos palestras e demais ações a serem combinadas com o DETRAN. Além disso, apoiaremos o movimento com publicações em nossos canais de divulgação oficial”, afirmou o pró-reitor.

O diretor-geral do DETRAN, Fabrício Moura, falou sobre a importância desse evento e de como as ações são necessárias para a conscientização da sociedade: “o movimento Maio Amarelo é de suma importância para a sociedade porque é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, de forma que possamos conscientizar a população desde cedo sobre os altos índices de acidentes no trânsito, e em conjunto com a ela encontrar meios de reduzir esses índices. O tema da campanha deste ano é: “No trânsito, o sentido é a vida”, destacando a importância do sentido do ser humano, em especial a audição. A assinatura desse evento é a #meouça, na qual as crianças transmitem informações corretas sobre segurança viária para os adultos, ou seja, a ideia é envolver toda a sociedade desde as crianças até os adultos, para que juntos possamos fazer uma sociedade melhor e diminuir as mortes e lesões causadas por acidentes de trânsitos”, informou o diretor.

Para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o dia foi de muita alegria, e a mudança de comportamento é fundamental para o sucesso da ação. “Estou muito alegre pois inauguramos a movimento Maio Amarelo com essa campanha que ressalta o pedido das crianças e jovens para que os pais os ouçam. Isso é muito importante, pois não dá para ficar usando celular enquanto se dirige, parar o carro em lugar indevido. As normas de trânsito são medidas simples. Existem muitos acidentes que destroem a vida e não existe nada pior do que destruir uma vida de forma acidental. Temos que levar essa ação para a educação dentro das escolas, das polícias. A campanha tem que ser abraçada por todas as secretarias, administrações regionais, escolas públicas e particulares, porque somente com a conscientização vamos conseguir fazer do Distrito Federal um exemplo de segurança no trânsito para o país. Tenho certeza que a Campanha será um sucesso e vamos dobrar a nossa meta de redução de acidentes no Distrito Feral”, disse o governador.

Após o evento as autoridades presentes receberam kits, e as crianças participaram de jogos na Galeria Israel Pinheiro. O movimento vai até o dia 29 de maio e contará com ações de passeio ciclístico DER-DF, caminhada pela paz no trânsito e passeio motociclístico.

Por: Faiara Assis

Publicado por Universidade Católica de Brasília