Professor da Universidade Católica participa de evento em Milão

1º Simpósio Europeu contou com palestra do Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, que falou sobre os Desafios e Perspectivas da Arquitetura Hospitalar na América Latina

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, participou no último dia 29 de março do 1° Simpósio Europeu de Design Hospitalar Salutogênico e Saúde Urbana, organizado pela International Academy for Design and Health, realizado no Instituto Politécnico de Milão. O docente, que também é coordenador do curso de especialização em Arquitetura de Sistemas de Saúde – EASS, falou sobre os “Desafios e Perspectivas da Arquitetura Hospitalar na América Latina”, apresentando um panorama da produção técnico-científica no continente sul-americano. O evento contou com participantes de diversos países europeus, além de profissionais dos Estados Unidos e China, e teve a presença do Professor Márcio como o único palestrante da América Latina.

Para o Prof. Me. Márcio Nascimento de Oliveira, o evento foi uma oportunidade de realizar novos contatos e mostrar os trabalhos produzidos na área aqui no Brasil. ” Ser o único participante latino americano em um evento como esse demanda muita curiosidade nos participantes com relação à produção arquitetônica nessa área da saúde da américa latina, principalmente no Brasil. O evento foi uma oportunidade para que eu mostrasse muitos projetos interessantes, inclusive daqui, de Brasília. A participação nesse simpósio foi uma honra, pois pude representar o continente mostrando que aqui também se faz boa arquitetura hospitalar”, disse o Professor.

A Academia Internacional para Design e Saúde é uma comunidade global de conhecimento interdisciplinar dedicada ao estímulo e à aplicação de pesquisas sobre a interação entre design, saúde, ciência e cultura. A academia possui o principal programa mundial de reconhecimento da excelência profissional na pesquisa e na prática de projetar ambientes saudáveis, organizando eventos e concedendo prêmios a organizações e profissionais internacionais nos setores público e privado que participam de pesquisas e práticas, incluindo planejamento, aquisição, projeto, construção e gerenciamento de ambientes construídos saudáveis.

O Instituto Politécnico de Milão, que sediou o evento, está entre as mais conceituadas instituições de ensino europeias, sendo um dos líderes mundiais no desenvolvimento de pesquisas sobre o ambiente construído, por meio do grupo de pesquisa “Cluster – Design of Health Facilities”, coordenado pelo Prof. Stefano Capolongo. Além da participação no evento, o Prof. Márcio Oliveira iniciou os atendimentos para a celebração de um acordo de cooperação entre as instituições, por meio dos cursos de especialização e mestrado profissional, que irá possibilitar um maior intercâmbio com a participação de docentes e estudantes em atividades de ensino e pesquisa.

Publicado por Universidade Católica de Brasília