//
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do curso de Serviço Social, realizou no dia 8 de março, uma Aula Magna para estudantes e egressos, que teve como tema: Ética e Formação Superior.
A coordenadora do curso, professora Erci Ribeiro, explica que a ética é um debate universal e de extrema importância para a formação de profissionais. “A compreensão do fazer ciência nesse processo de formação de busca do conhecimento, com uma preocupação de fundamentação teórica, mas entendendo esse processo da escrita, é essencial para o mundo acadêmico e, sem dúvidas, reflete no profissional que iremos formar”.
Palestras da servidora do Ministério da Justiça, Judith Karine Cavalcanti Santos e da professora de Ética em Serviço Social, Maria Valéria Duarte de Souza, fizeram parte do evento. “Sempre falo para os estudantes que eles precisam finalizar o curso melhores do que entraram. Nossa sociedade hoje faz com que as pessoas sejam um receptáculo de informações, sem o desenvolvimento de uma postura critica. A tarefa da universidade é justamente colaborar com o desenvolvimento do senso crítico”, destaca a professora Maria Valéria.
Participação
O egresso Alex Passos finalizou a graduação no primeiro semestre de 2014, mas não perdeu a ligação com a Instituição. “Sempre que posso compareço aos eventos da área, não só aqui, como em outras instituições. É muito importante essa ligação com a academia. Ao participar dessas iniciativas renovamos conhecimentos, expandimos nossos contatos, além de reencontrarmos professores que marcaram nossa vida acadêmica”.
A estudante do 7º semestre, Taiane Cristina, escolheu o curso de Serviço Social devido à vontade que sempre teve de colaborar com a sociedade. “Acho muito importante o esclarecimento de questões éticas, independente da área de estudo. Temos que nos dedicar, pois não estamos aqui somente pelo diploma, estamos aqui para tornar-nos cidadãos melhores e ativos no meio em que vivemos”.
Tema
O tema que originou a Aula Magna surgiu do movimento de estudantes e docentes do curso sobre a formação ética. “A academia não é espaço de cópias de pensamentos, mas de formação crítica sobre a realidade para melhor intervir. Tratamos de uma formação que exige leitura e produção textual seguindo normas como ABNT e direitos autorais. Nosso objetivo sempre será formar profissionais de qualidade e que sejam comprometidos com os direitos humanos”, enfatiza a coordenadora do curso.