CONGRESSO INTERNACIONAL – Papel da Educação Física em debate

A abertura do II Congresso Internacional de Educação Física e Qualidade de Vida contou com a participação do professor Francisco Martins, do professor Ricardo Carneiro, da representante do SESI, Andréia Ferreira, e do Governador José Arruda, que fez a palestra de abertura.
Depois de surpreendida no início, ao som do hino da Suécia e do hino dos Estados Unidos da América, a platéia reconheceu, enfim, o hino do Brasil. Na solenidade, o Reitor Padre Romualdo Degasperi cumprimentou o governador e agradeceu a presença de todos.

“O evento pode suscitar uma série de novos conhecimentos e estimular a pesquisa na Universidade. É a renovação do conhecimento”, afirmou o Reitor Romualdo Degasperi.

Segundo ele, quanto mais se internacionaliza uma Universidade, mais ela se coloca nas grandes redes de pesquisas. E cada evento estimula os demais cursos.

Equilíbrio – De acordo com o governador, qualidade de vida é sinônimo de felicidade e saúde. O fundamental na vida é o equilíbrio entre o físico, o plano espiritual e o psicológico. Mas o problema é o dia-a-dia que impõe condições que favorecem o desequilíbrio.

Arruda propôs os presentes a refletir sobre o planejamento de Brasília, considerado a partir do bem-estar social, pois, no início, da cidade a idéia era de que todas as classes sociais vivessem em harmonia e em locais próximos. Em razão das correntes migratórias e das políticas públicas distorcidas, o quadro mudou.

“Apesar de Brasília ser uma cidade mais nova, foram cometidos os mesmos erros que levaram ao caos das grandes cidades”, analisa o governador. Entretanto, segundo Arruda, Brasília é um caldo de cultura de todas as regiões brasileiras.

Em sua opinião, esse aspecto faz com que o Distrito Federal seja criativo e apresente pessoas de ponta na área cultural e esportiva. Na área do esporte o GDF está investindo em Vilas Olímpicas nas regiões carentes. É uma tentativa de levar o esporte para as comunidades necessitadas, a fim de investir na qualidade de vida.

Por Renata Bittes e Juliana Campêlo/OPN

Protagonistas da Educação Física no DF recebem homenagem II
Professor Mário Cantarino recebe homenagem, reconhecimento e o carinho dos membros da comissão organizadora do II Congresso Internacional de Educação Física. Diretor do curso de Educação Física da Universidade Católica e Prof. Dr. Francisco Martins da Silva e Prof. Ms. Nilza Maria fazem a entrega do certificado e placa de homenagem.
Da Comissão Organização

Na foto: Prof. Mário Cantarino, ao centro Prof. Martins da UCB acompanhado da Profa. Nilza Maria

Acompanhe outras notícia sobre o assunto no blog do Congresso www.cieqv2009.blogspot.com

Publicado por Tiago Mendes