//
No ano em que comemora 36 anos de Ensino Superior e 15 como Universidade, a Católica de Brasília homenageou três professores com o Título de Mérito Universitário: Prof. Dr. Octávio Luiz Franco, Profª Msc. Elizabeth Aiko Oda e Prof. Dr. Cláudio Chauke Nehme. O prêmio foi dedicado aos que se distinguiram pelos relevantes serviços prestados à Universidade nas áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação. A solenidade aconteceu na quinta-feira, dia 19 de agosto, às 19h30, no auditório do Bloco K.
Participaram da mesa o reitor da Universidade Católica de Brasília, Pe. José Romualdo Degasperi, o pró-reitor de Graduação prof. Ricardo Spindola Mariz, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa profª Adelaide dos Santos Figueiredo, o pró-reitor de Extensão prof. Luiz Síveres e o presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura e chanceler da UCB Pe. Décio Batista Teixeira.
O reitor explicou aos convidados sobre a criação dos títulos, em 1996, e da entrega dos primeiros Honoris Causa ao Pe. Décio Batista Teixeira e ao Administrador Dom Carlos Ximenes, em 2002. “No ensejo aos 15 anos de Universidade vamos tornar mais constante as homenagens a quem presta relevantes serviços à UCB”, disse José Romualdo.
Os nomes foram indicados por conselheiros e aprovados pelo Conselho Universitário – CONSUN da Universidade Católica de Brasília. O fato foi registrado no Livro de Títulos Honoríficos “ad perpetuam rei memoriam” da UCB.
Conheça mais sobre cada homenageado:
Profª Msc. Elizabeth Aiko Oda
Elizabeth foi descoberta por professores da UCB no ano de 2000. Ela lecionou nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ética e, recentemente, na nova disciplina Introdução ao Ensino Superior. Desde 2005, Elizabeth colabora com o projeto de extensão Comunidade Educativa, vencedor do prêmio nacional Cidadania sem Fronteiras, em 2009, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Nesse trabalho de extensão em comunidades mais carentes e no trabalho voluntário que desempenha nos cursos de Formação de Lideres e de Alfabetizadores, Elizabeth se realiza e colabora para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, diferencial proposto na missão da Universidade Católica de Brasília.
“É uma honra muito grande receber esse título. A docência me faz trabalhar com muita alegria e a Extensão só me trouxe aprendizado. Agradeço a todos e estendo o prêmio a todos os colegas que também merecem essa homenagem”, disse a profª Elizabeth, que recebeu o Mérito Universitário pela sua contribuição na área de Extensão da Universidade Católica.
Prof. Dr. Cláudio Chauke Nehme
O prof. Claudio atuou como diretor de Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Católica de Brasília de 2003 a 2006 e foi diretor da área de Desenvolvimento e Inovação em 2007 e 2008.
Ele consolidou, de forma motivadora, inspiradora e dialógica o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, de 2002 a 2003. Também contribuiu no Bacharelado em Ciência da Computação como diretor. Atualmente é assessor da Diretoria Executiva do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, e professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação da UCB.
“Esse título é resultado de uma amizade de uma equipe, pois muita gente me ajudou! A implantação do Parque Tecnológico, sonho de muito tempo, me deixa extremamente feliz e essa Universidade tem um futuro brilhante, pois tem uma grande capacidade de empreender”, disse o prof. Claudio que recebeu o Mérito Universitário pela sua contribuição na área de Inovação da Universidade Católica.
Prof. Dr. Octávio Luiz Franco
Desde 2001, o professor faz parte do corpo docente da Universidade, no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Em 2002, o curso de Mestrado da Instituição conquistava o conceito cinco na avaliação da Capes, por conta, também, de seu apoio.
Além das conquistas na própria UCB, Franco ainda é professor visitante da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade de Havana (Cuba), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e possui parcerias em universidades brasileiras e internacionais. Octávio possui várias publicações e, em 2009, passou a ser bolsista em Produtividade e Pesquisa do CNPq, Nível 1D, sendo o mais jovem pesquisador brasileiro a estar neste nível.
“Agradeço por acreditarem no meu trabalho, que não faria sentido sem o apoio do meu grupo de pesquisa, dos amigos que fiz nessa Universidade e da minha família, a razão de tudo”, disse o prof. Octávio que recebeu o Mérito Universitário pela sua contribuição na área de Pesquisa da Universidade Católica.