//
2017
abr
20

Egresso da Católica é aceito em doutorado na Massachusetts Amherst

Aos 38 anos, Marco Túlio Orelli Bittencourt revive um sonho de estudante: estar em meio a pesquisadores notáveis, o que permite que o conhecimento possa fluir direta e acessivelmente. O egresso do curso de Letras-Inglês da Universidade Católica de Brasília (UCB) carrega no currículo a satisfação de ter sido aceito em três universidades nos Estados Unidos (EUA) para um programa de doutorado: Universidade de Massachusetts Amherst, Universidade da Georgia e Universidade do Texas Arlington. Em meio a opções de excelência para aprimorar os seus conhecimentos em Linguística Hispânica, Marco iniciou os estudos na prestigiada UMass Amherst.

Para o egresso da Católica, a oportunidade de fazer disciplinas no departamento de linguística de Amherst foi uma oportunidade valiosa, já que esse departamento possui altas avaliações em rankings mundiais em áreas, como reputações acadêmicas e de empregabilidade e pesquisas de impacto. “Analisei a qualidade do quadro docente do departamento de espanhol e de português, além da oportunidade de realizar pesquisas em sintaxe e aquisição do português em Massachussets, que possui a maior concentração demográfica de falantes de português nos EUA”.

Marco viajou pela primeira vez com a esposa, em 2015, para a cidade de Laredo, no Texas (EUA), a trabalho. Lá, ele já atuou como professor adjunto de português e professor de inglês como segunda língua na Texas A&M International University. Hoje, é professor de língua inglesa na University of Houston-Downtown, em Houston, e professor adjunto da ESOL, uma sigla que significa “Inglês para estudantes de outras línguas”, no Lone Star College-University Park, em Cypress, também no Texas.

Natural da região administrativa de Taguatinga, no Distrito Federal, há 17 anos o futuro doutor atua como professor de língua inglesa. Sua formação e qualificações foram aprimoradas em cursos livres do DF, como no Brasas English Course e na Cooplem Idiomas, uma cooperativa de ensino de Língua Estrangeira Moderna. Em 2015, Marco concluiu o Mestrado em Linguística, com ênfase em teoria e análise da gramática no departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, na Universidade de Brasília (UnB). “Agora, meu foco é no ensino e na pesquisa em nível superior. Pretendo continuar atuando como professor e pesquisador universitário de língua portuguesa e língua espanhola, na área de sintaxe, semântica e aquisição de línguas”.

Formação de alta qualidade

De 2008 a 2012, durante a graduação no curso de Letras, com ênfase em língua inglesa e literatura, Marco obteve as ferramentas necessárias para o ensino, descrição e análise de fenômenos linguísticos da língua inglesa. Seu conhecimento teórico e a prática docente eram notáveis para os seus empregadores nos EUA. “Os anos de estudos na Católica me levaram à pesquisa, especialmente, quando elaborei meu Trabalho de Conclusão de Curso. A minha formação acadêmica no Brasil foi excepcional, fomentada pelos docentes e desenvolvida no ensino, grandes diferenciais que me renderam conhecimento e inspiração”.

O Brasil forma grandes linguistas, no entanto, na visão do professor, estudar em Massachussetts é um diferencial para se inserir num espaço geográfico concentrado com universidades prestigiadas, como o Massachusetts Institute of Technology, Harvard e Umass Amherst. “Essa região é um cluster onde creio que o acesso a pesquisadores notáveis e conhecimento pode fluir direta e acessivelmente”, acrescentou.

Com o propósito claro de ser e viver novamente como estudante, ele pontua como principal desafio a enfrentar apenas o clima severo durante o inverno. “Teremos que comprar roupas adequadas! ”, brincou. Em sua nova jornada acadêmica, a expectativa é fazer amizades e aproveitar todos os recursos disponíveis e infraestrutura. “Meu objetivo é lecionar e pesquisar línguas românicas como o português e o espanhol, e suas variações em nível superior. Quero estudar bastante e pretendo ler a literatura existente na área e me engajar em grupos de pesquisa, assim como publicar com o meu orientador e outros professores”, pontuou.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content