//
No dia 28 de maio, será lançado o livro Didática Transdisciplinar: um pensar complexo sobre a prática docente, de autoria de Lucicleide Araújo. O trabalho é um dos frutos da pesquisa feita por ela no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Vale a pena conferir!
Local: Livraria Sebinho
Data: 28/05 às 17h
Saiba mais sobre a autora e a obra:
Lucicleide Araújo é mestre em Ensino-Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Educadora apaixonada pela profissão. Vinte e dois anos dedicados na busca da promoção de processos de ensino e aprendizagem que primem, principalmente, pela liberdade de expressão de seus alunos e pelo desenvolvimento da criatividade com base em seus talentos, rumo ao encontro dos próprios sonhos com autonomia e responsabilidade. Ama a vida! É alegre, curiosa, sedenta pela busca do sagrado conhecimento. Ela espera que este livro seja luz que aponte novos horizontes a serem vislumbrados em prol de uma educação mais humana, amorosa e solidária por todos que puderem experimentar e vivenciar além da teoria, a prática, a didática transdisciplinar.
O livro “Didática transdisciplinar: um pensar complexo sobra a prática docente”, de autoria de Lucicleide Araújo resulta da investigação acerca da ocorrência de processos didáticos de construção do conhecimento em ambientes presenciais de ensino e aprendizagem, a partir da complexidade e da transdisciplinaridade.
Durante a pesquisa foram identificados elementos emergentes caracterizadores da didática transdisciplinar, examinando o potencial das estratégias didáticas para o desenvolvimento de um pensar complexo e transdisciplinar.
Os estudos desenvolvidos revelaram que a didática transdisciplinar é possível em todos os níveis de ensino. Apresenta-se como proposta de processos de ensino e aprendizagem que promove prática transformadora. Desenvolve-se, inspirada em Edgar Morin e D’Ambrósio, mediante o movimento de dois triângulos tridimensionais sobrepostos – o triângulo da dimensão Teórica composto por complexidade/níveis de realidade/lógica ternária/complexidade – proposto por Nicolescu, e o da dimensão Prática composto por teoria/prática/teorização/teoria, aqui proposto, para se voltar novamente à reconstrução de teoria. Essa dupla dimensão em constante diálogo, proposta pela autora é, portanto, o símbolo metafórico dos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma docência transdisciplinar que se faz mediante uma didática, de natureza complexa, capaz de permitir o resgate do sujeito com ênfase em sua essência humana para uma vida plena.